Discursos e Reconhecimento
O hoteleiro Rui Schürmann, Diretor-presidente da ABIH-SC, abriu os pronunciamentos, trazendo uma mensagem de boas-vindas e ressaltando a importância do evento. Ele destacou o privilégio em participar pelo segundo ano seguido do maior encontro da hotelaria e do turismo do sul do país como diretor presidente da Associação da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, refletindo a essência e os desafios desses dois setores em constante metamorfose.

Rui Schurmann falou também que a tecnologia traz muitos benefícios, mas também uma série de desafios e por isso é preciso saber se adaptar. A indústria hoteleira e do turismo, como ele argumentou, são os catalisadores da geração de empregos e da movimentação econômica, além de serem um núcleo de arrecadação de tributos que reverberam nos municípios, estados e na União. A hoteleira não é apenas um reflexo da economia, mas uma mola propulsora, um esteio financeiro que sustenta muitos.
Na sequência, o vice-presidente de Serviços da Fecomércio/SC, André Ostermann, salientou a importância dos hoteleiros e que o setor representa um papel fundamental para o turismo em SC. “Estamos comprometidos em apoiar e somente todos juntos podemos enfrentar os desafios. Fecomércio, SESC, Sebrae firmam seu compromisso com a indústria hoteleira e o desenvolvimento sustentável”. Ressaltou a importância do evento, de capacitar o setor para estar preparado e competitivo para os desafios do futuro.


A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura agradeceu ao convite em nome do ministro do Celso Sabino. Ressaltou a importância da indústria hoteleira que é o setor responsável por fornecer os dados de turistas, número de empregos, de empreendimentos e arrecadação junto a Receita Federal. Disse estar curiosa em conhecer a Exprotel. “É minha primeira visita aqui nesse encontro e a Florianópolis, estou muito entusiasmada com tudo que estou vendo”. Ana Clara também falou do Encontro Catarinense de Gestores do Turismo com debates enriquecedores e produtivos e colocou o Ministério do Turismo a disposição dos municípios.


Personalidades Homenageadas
Uma parte significativa da cerimônia foi dedicada as homenagens às personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da hotelaria e do turismo em Santa Catarina. A entrega do prêmio Maria Helena Petry Makowiecky e do prêmio João Eduardo Amaral Moritz reconheceu o trabalho excepcional de Tatiana Honczaryk e Volnei José Koch, respectivamente.



Com uma abordagem centrada nas pessoas, na gestão dos negócios e nas experiências únicas proporcionadas aos usuários, a Saga Systems Brasil tem como missão contribuir para a qualidade de vida das pessoas que utilizam seus produtos e serviços. Ao oferecer fechaduras eletrônicas modernas e seguras, cofres eletrônicos confiáveis e economizadores de energia eficientes, a empresa se preocupa em agregar valor aos estabelecimentos hoteleiros, hospitais, escolas, residências e outros segmentos do mercado de Hospitalidade.
Lançamentos das festas típicas
O cerimonial ainda contou com lançamentos de festas icônicas em Santa Catarina, a Fenaostra e a Oktoberfest, destacando a diversidade e riqueza cultural do estado. A Fenaostra acontece de 14 a 29 de outubro no Largo da Alfândega, centro de Florianópolis. Já a Oktoberfest acontece de 4 a 22 de outubro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.


Fábrica de Gaiteiros
Além dos lançamentos das festas típicas, dois momentos marcaram a abertura do evento. O primeiro deles a execução do hino nacional por André Alano, músico, acordeonista, produtor, professor de acordeon. Atua como músico profissional desde 2007, participou de diversos trabalhos fonográficos (em CD e DVD), com nomes conceituados da música regional do sul do Brasil, entre eles vale destacar, Grupo Chamamento, Os Farrapos e Conjunto Fogo de Chão.

Já a Escola de Gaiteiros encantou os presentes e deu o som durante o coquetel de abertura. O projeto desenvolvido na Serra Catariennse surgiu do acordeonista gaúcho Renato Borghetti. Em suas viagens e shows pelo interior do Brasil e Rio Grande do Sul, recebeu milhares de correspondências e pedidos verbais de fãs e admiradores. Entre tantas demandas, passou a carregar consigo algumas que considerou especiais: aquelas que solicitavam doação de gaitas ou auxílio para aquisição do instrumento, demasiadamente caro para os padrões brasileiros. “Estas cartas e e-mails me fizeram perceber o quanto era restrito o acesso da gaita-ponto aos interessados de baixa renda, evidenciando, assim, a carência de um projeto que permitisse o estímulo e a inclusão de jovens talentos na perpetuação da autêntica cultura gaúcha, através da gaita de oito baixos,” comenta Renato.
Hoje o projeto esta presente em mais de 20 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Uruguai. E Lages-SC, desde 2016, com a parceria do Sesc, a Fábrica de Gaiteiros esta presente ensinando crianças, jovens meninos e meninas de 07 a 15 anos tocar gaita ponto.

A noite culminou com o lançamento da Exprotel, a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis, convidando todos os presentes a explorarem as inovações e oportunidades disponíveis no evento. Com o encerramento da solenidade, os participantes foram convidados a participar de um coquetel, celebrando a união e a colaboração que são a essência do Encatho & Exprotel. A feira conta com mais de 50 expositores.
Encatho & Exprotel: Aprendizado e Conexões
A cerimônia de abertura do Encatho & Exprotel 2023 estabeleceu o tom para os próximos dias de intenso aprendizado, troca de experiências e estabelecimento de parcerias estratégicas. Com uma programação diversificada, palestrantes renomados e oportunidades de networking, o evento promete impactar positivamente o setor hoteleiro e turístico, capacitando os participantes a enfrentar os desafios e explorar as oportunidades do mercado.
O Encatho & Exprotel 2023 segue com uma programação repleta de palestras, painéis e atividades interativas, garantindo uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
Texto : Assessoria ABIH
Fotos: Carlos Alves