Discursos e Reconhecimento
O hoteleiro Rui Schürmann, Diretor-presidente da ABIH-SC, abriu os pronunciamentos, trazendo uma mensagem de boas-vindas e ressaltando a importância do evento. Ele destacou o privilégio em participar pelo segundo ano seguido do maior encontro da hotelaria e do turismo do sul do país como diretor presidente da Associação da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, refletindo a essência e os desafios desses dois setores em constante metamorfose.
Ressaltou que o evento, repleto de palestras, painéis e oportunidades de negócios e networking, é o perfeito local de convergência de mentes dedicadas ao avanço do turismo e da hotelaria. “Buscamos trazer pessoas capacitadas e temas relevantes. Temos certeza de que as discussões serão muito construtivas em torno do tema central “Pessoas, Gestão e Experiências. Ele agradeceu aos patrocinadores e expositores pelo apoio e pela contribuição que torna possível que o encontro seja realizado de maneira gratuita aos participantes. “Sermos há muitos anos a casa do trade turístico nos deixa muito orgulhosos, mas também é uma imensa responsabilidade de sermos anfitriões, estimulando o crescimento do turismo”. Rui Schurmann falou também que a tecnologia traz muitos benefícios, mas também uma série de desafios e por isso é preciso saber se adaptar. A indústria hoteleira e do turismo, como ele argumentou, são os catalisadores da geração de empregos e da movimentação econômica, além de serem um núcleo de arrecadação de tributos que reverberam nos municípios, estados e na União. A hoteleira não é apenas um reflexo da economia, mas uma mola propulsora, um esteio financeiro que sustenta muitos. Na sequência, o vice-presidente de Serviços da Fecomércio/SC, André Ostermann, salientou a importância dos hoteleiros e que o setor representa um papel fundamental para o turismo em SC. “Estamos comprometidos em apoiar e somente todos juntos podemos enfrentar os desafios. Fecomércio, SESC, Sebrae firmam seu compromisso com a indústria hoteleira e o desenvolvimento sustentável”. Ressaltou a importância do evento, de capacitar o setor para estar preparado e competitivo para os desafios do futuro.
O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, disse que “Santa Catarina é um bem-sucedido destino turístico. Este estado sabe receber tão bem. Hotelaria e Turismo na sua plenitude que é o receber bem e vocês sabem fazer muito bem isso”. Destacou ainda que a hotelaria é um grande vetor da economia nacional e um dos setores que mais geram empregos.
Por último elogiou o trabalho da ABIHSC, que é exemplo de instituição para todo o país e reconhecida pelo seu trabalho pela em nível nacional. A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura agradeceu ao convite em nome do ministro do Celso Sabino. Ressaltou a importância da indústria hoteleira que é o setor responsável por fornecer os dados de turistas, número de empregos, de empreendimentos e arrecadação junto a Receita Federal. Disse estar curiosa em conhecer a Exprotel. “É minha primeira visita aqui nesse encontro e a Florianópolis, estou muito entusiasmada com tudo que estou vendo”. Ana Clara também falou do Encontro Catarinense de Gestores do Turismo com debates enriquecedores e produtivos e colocou o Ministério do Turismo a disposição dos municípios.
Encerrando os discursos, o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, em nome do governador Jorginho Mello, parabenizou a diretoria da ABIHSC pela coragem de seguir com esse evento, que chega a sua 34ª edição. Segundo ele, o Encatho & Exprotel é um evento consolidado, um evento que aproxima um mercado importantíssimo que são os meios de hospedagem. “Turismo significa inclusão social e economia e o papel do governo é equilibrar tudo isso, dar força às festas, criar um calendário e potencializar os produtos já consolidados”.
O secretário de Estado reforçou que a iniciativa do chefe do Executivo Estadual de criar a Setur, demonstra como o governo do estado pretende tratar o turismo em Santa Catarina: de forma fundamental e relevante. “Turismo, Esporte e Cultura se complementam, mas a gestão no dia a dia é diferente”. Ele disse que é necessário “olhar o turismo como um produto, avançar em infraestrutura e numa divulgação mais forte do estado, e criar uma relação de parceria com as instituições e demais poderes”.Personalidades Homenageadas Uma parte significativa da cerimônia foi dedicada as homenagens às personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da hotelaria e do turismo em Santa Catarina. A entrega do prêmio Maria Helena Petry Makowiecky e do prêmio João Eduardo Amaral Moritz reconheceu o trabalho excepcional de Tatiana Honczaryk e Volnei José Koch, respectivamente.
Volnei José Koch é presidente do Conselho do Grupo Koch, uma holding com 40 anos de atuação, que participa e controla negócios nos segmentos de hotéis e empreendimentos imobiliários. É fundador do Hotel Acquamar e do Hotel Praiatur, que em conjunto com parceiros, será transformado no Ingleses Beach Square, um complexo grandioso com hotel e shopping, na praia de Ingleses. Com atuação fundamental no desenvolvimento do turismo no Norte da Ilha, Volnei Koch também encontrou disposição para contribuir com todo o trade, como presidente da ABIH-SC de 2000 a 2002.
Tatiana Honczaryk é psicóloga, pós-graduada em Educação com extensões em Gestão. Hoteleira, é sócia-administradora do Timbó Park Hotel desde 1998. Também exerce forte liderança no associativismo, como presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região, diretora regional da ABIH SC no Vale Europeu, presidente da Associação do Vale Europeu. Paralelamente, é grande incentivadora do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu.
O troféu Fornecedor Destaque foi entregue a Jessé Resende, sócio e diretor-geral da Saga Systems Brasil. A empresa foi reconhecida pelas inúmeras vezes em que participou da Exprotel, apresentando tecnologias que beneficiam toda cadeia produtiva, gerando emprego e renda. Com uma abordagem centrada nas pessoas, na gestão dos negócios e nas experiências únicas proporcionadas aos usuários, a Saga Systems Brasil tem como missão contribuir para a qualidade de vida das pessoas que utilizam seus produtos e serviços. Ao oferecer fechaduras eletrônicas modernas e seguras, cofres eletrônicos confiáveis e economizadores de energia eficientes, a empresa se preocupa em agregar valor aos estabelecimentos hoteleiros, hospitais, escolas, residências e outros segmentos do mercado de Hospitalidade.Lançamentos das festas típicas O cerimonial ainda contou com lançamentos de festas icônicas em Santa Catarina, a Fenaostra e a Oktoberfest, destacando a diversidade e riqueza cultural do estado. A Fenaostra acontece de 14 a 29 de outubro no Largo da Alfândega, centro de Florianópolis. Já a Oktoberfest acontece de 4 a 22 de outubro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.
Marcelo Greuel, Secretário de Turismo de Blumenau
Fábrica de Gaiteiros
Além dos lançamentos das festas típicas, dois momentos marcaram a abertura do evento. O primeiro deles a execução do hino nacional por André Alano, músico, acordeonista, produtor, professor de acordeon. Atua como músico profissional desde 2007, participou de diversos trabalhos fonográficos (em CD e DVD), com nomes conceituados da música regional do sul do Brasil, entre eles vale destacar, Grupo Chamamento, Os Farrapos e Conjunto Fogo de Chão.
É Formado em Licenciatura em Música, estudou acordeon com o Maestro Oscar dos Reis, desde 2016 atua no projeto Fabrica de Gaiteiros onde foi selecionado pelo próprio músico Renato Borghetti. Possui dois trabalhos solo, o primeiro intitulado “Simplicidade” (2019) e o mais recente “Vidas Rimas e Versos” (2023) ambos mesclam músicas autorais inéditas e algumas regravações consagradas do nosso cancioneiro regional. Já a Escola de Gaiteiros encantou os presentes e deu o som durante o coquetel de abertura. O projeto desenvolvido na Serra Catariennse surgiu do acordeonista gaúcho Renato Borghetti. Em suas viagens e shows pelo interior do Brasil e Rio Grande do Sul, recebeu milhares de correspondências e pedidos verbais de fãs e admiradores. Entre tantas demandas, passou a carregar consigo algumas que considerou especiais: aquelas que solicitavam doação de gaitas ou auxílio para aquisição do instrumento, demasiadamente caro para os padrões brasileiros. “Estas cartas e e-mails me fizeram perceber o quanto era restrito o acesso da gaita-ponto aos interessados de baixa renda, evidenciando, assim, a carência de um projeto que permitisse o estímulo e a inclusão de jovens talentos na perpetuação da autêntica cultura gaúcha, através da gaita de oito baixos,” comenta Renato. Hoje o projeto esta presente em mais de 20 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Uruguai. E Lages-SC, desde 2016, com a parceria do Sesc, a Fábrica de Gaiteiros esta presente ensinando crianças, jovens meninos e meninas de 07 a 15 anos tocar gaita ponto.
Lançamento da Exprotel A noite culminou com o lançamento da Exprotel, a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis, convidando todos os presentes a explorarem as inovações e oportunidades disponíveis no evento. Com o encerramento da solenidade, os participantes foram convidados a participar de um coquetel, celebrando a união e a colaboração que são a essência do Encatho & Exprotel. A feira conta com mais de 50 expositores.
Encatho & Exprotel: Aprendizado e Conexões
A cerimônia de abertura do Encatho & Exprotel 2023 estabeleceu o tom para os próximos dias de intenso aprendizado, troca de experiências e estabelecimento de parcerias estratégicas. Com uma programação diversificada, palestrantes renomados e oportunidades de networking, o evento promete impactar positivamente o setor hoteleiro e turístico, capacitando os participantes a enfrentar os desafios e explorar as oportunidades do mercado.
O Encatho & Exprotel 2023 segue com uma programação repleta de palestras, painéis e atividades interativas, garantindo uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
Texto : Assessoria ABIH
Fotos: Carlos Alves